Condolências ao povo iraniano
Do CONAICOP, estendemos nossas condolências ao povo iraniano pelo assassinato do general Qasem Suleimani, que foi martirizado por um míssil americano em uma estrada no Iraque.
Este é um momento de dobradiça que se abre na conjuntura regional do Oriente Médio.
Do nosso espaço de comunicação, rejeitamos as ações bélicas dos Estados Unidos nas últimas semanas que, através de provocações em manifestações populares e depois com bombardeios que violavam diretamente a soberania do país, mataram mais de 10 pessoas e nesse novo bombardeio que deixaram General iraniano sem vida, atingindo diretamente o povo do Irã.
O objetivo dos Estados Unidos sempre foi a República Islâmica do Irã e tentou destruí-lo de diferentes maneiras, desde a vitória da revolução até o presente.
Em 1979, desenvolveu-se uma revolução popular e clerical que depôs o xá da Pérsia, que não apenas passou fome do povo, mas também era espião dos Estados Unidos. A partir daí, tentou-se desestabilizar o sistema e, em 1980, impuseram uma guerra contra o Iraque que culminou 8 anos depois com a vitória do Irã.
A partir daí, impuseram sanções econômicas que estavam endurecendo ao atingir a economia do país persa. Além disso, tentam, através da colonização cultural, acabar com o pensamento revolucionário de que o país persa ainda não conseguiu alcançá-lo.
O general Suleimani é um dos militares mais famosos e revolucionários do Irã, muito amado por seu povo, participou de negociações como os curdos há alguns anos, além de importantes participações com o exército houth no Iêmen e o exército sírio.
Nos últimos tempos, ele participava de acompanhamentos militares com o exército iraquiano e o Hezbollah e sempre foi um fervoroso seguidor da irmandade, com o Iraque trabalhando em seu fortalecimento.
Este é um duro golpe para o Irã que não permanecerá de braços cruzados, já que repetidamente o líder da Revolução do Aiatolá Ali Khamenei reiterou que, se os Estados Unidos atingirem um objetivo iraniano, eles responderão.
Rubén Suárez Secretário Internacional
Valeria Rodriguez Secretária de Assuntos Islâmicos e Oriente Médio
conaicop.uy@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário