Ocupação Jardim das Oliveiras em SC - Ameaças de desocupação ilegal
Texto enviado pelo coletivo da Ocupação Jardim das Oliveiras.
Com participação do ativista de comunicação popular Roberto Bergoci.
Diretor Internacional da Conaicop - Rubén Suárez
Publicamos o pedido de ajuda de nossos companheiros da Ocupação Jardim das Oliveiras, em Santa Catarina, mais uma vítima das sistemáticas desocupações ilegais de comunidades produtivas e assentadas ou invadidas para moradia, alguma vezes há dezenas de anos. Estas pressões ilegais, assim como as ordens de despejo, visam atender o interesse capitalista dos proprietários que nunca utilizaram efetivamente suas propriedades e também a desestabilizar as ações dos companheiros trabalhadores que realmente produzem e utilizam as propriedades.
Todo apoio do Conaicop-Br ao produtores rurais, assentamentos e sem tetos em todo o país.
Boa tarde, solicitamos apoio para exigir medidas protetivas aos populares da Ocupação Jardim das Oliveiras, local sujeito a futura ordem de despejo que poderá ocorrer no dia 16/17 de janeiro de 2020.
Trata-se de uma ocupação consolidada há mais de 30 anos, mas devido a fortes pressões a justiça força a prefeitura retirar a população, por sua vez a prefeitura não resiste afirmando que tem moradores na espera da lista de imóveis para habitação, e o que não seria o caso dos moradores da ocupação que seriam privilegiados caso não cumpra a ordem judicial.
Fato que a ocupação consta 200 famílias sendo destas cerca de 245 crianças todas matriculadas na rede pública de ensino e frequentadores regulares das aulas, também informamos que os conselhos tutelares e de assistência e os serviços de proteção social básica do município não tem articulado e interagido entre as partes para garantir as proteções sociais para estas famílias que serão deixadas a própria sorte, contamos com apreciação de sua equipe para o apoio
Nenhum comentário:
Postar um comentário