segunda-feira, 16 de março de 2020

Karl Marx - 1818 - 14/03/1883




KARL HEINRICK MARX nasceu em Trier, Remânia - província ao sul da Prússia - em um dos reinos de uma Alemanha fragmentada no dia 05/05/1818.
Em 1835, depois de concluir seus estudos no coliseu, ingressou no curso de direito da universidade de Bonn onde participou das lutas políticas estudantis.
No final de 1836, Marx vai para Berlin estudar filosofia, forma-se em 1841 na universidade de Jena. Em 1842 muda-se para Colonia e assume a GAZETA RENANA, onde conhece FRIEDRICK ENGELS.
Mas logo após a publicação do artigo sobre o "absolutismo russo", o governo fecha o jornal.
Em 1843, Marx casa-se e muda para Paris, onde funda a revista "Anais de Franco Alemãs", e publica artigos de Engels, e também publica introdução a crítica da filosofia do direito de Hegel e sobre a questão judaica.
Nessa época ingressa numa sociedade secreta.
Em 1845 é abrigado a sair da França e segue para a Bélgica.
Marx dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e entra no movimento operário Europeu. Funda a sociedade dos trabalhadores Alemãs. Junto com Engels compram um semanário e se integram a "LIGA DOS JUSTOS", entidade secreta de operários, com filiais por toda a Europa.
Em 21/02/1848, com base no trabalho de Engels, os princípios do comunismo, Marx escreve o "MANIFESTO COMUNISTA", onde esboça suas ideias com a luta de classe e o materialismo histórico. Critica o capitalismo, expõe a história do movimento operário e termina com um apelo pela união dos operários do mundo todo - proletários de todos os países uni-vos!
MARX e sua mulher são presos e expulsos da Bélgica, indo para Londres. Apesar da crise em 1864, Marx funda a "associação internacional dos trabalhadores" - a "PRIMEIRA INTERNACIONAL".
Com a ajuda de Engels em 1867, escreve o primeiro volume de "O CAPITAL", sua principal obra, onde faz uma analise crítica do capitalismo, sintetiza o funcionamento da economia capitalista mostrando que ela está baseada na exploração do trabalhador assalariado que produz um excedente que acaba ficando para o capitalista.
Segundo Marx, o excedente deveria voltar para o trabalhador na forma de salario numa porcentagem equivalente ao que foi produzido, e a outra parte ficaria com o dono dos meios de produção.  Essa seria então o que Marx chamou de "MAIS VALIA".
Com a ajuda de Engels o primeiro volume foi publicado em 1867.
KARL HEINRICK MARX teve desaparição física em 14/03/1883.

Providenciado por Cris Galarza e Jadir
Diretor do Conaicop Internacional: Ruben Suarez
Secretária Executiva do Conaicop Br: Cristiane Camargo
Publicado por Luiz Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário